segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Relatório do passeio ao zoológico

            Dando continuidade ao projeto meio ambiente, oitenta alunos dos 6º aos 9º anos da nossa escola, acompanhados da coordenadora professora Luciane, de três professores (Elza, Vânia e Luis Guilherme) e de quatro funcionários (Magali, Regina, Sheila e Guilherme) tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira no zoológico de São Paulo, o maior zoológico do Brasil.
            A excursão aconteceu no dia 05 de outubro com saída em dois ônibus requisitados pela diretora professora Luzia Gama e fretados pela prefeitura Municipal de Guaratinguetá da Viação VALETUR da cidade de Potim, com saída da escola às 7h 30 min. Todos foram orientados pela diretora sobre a conduta que deveriam ter durante a viagem, no local do passeio e quanto à alimentação.
           A viagem foi tranquila. Os motoristas fizeram uma parada de 15 minutos no rancho Pamonha, na cidade de Santa Isabel e depois seguiram direto para o zoológico, chegando lá às 11h 50 minutos.
           Foi uma atividade prazerosa e interessante, pois o zoológico de São Paulo fica localizado ao sul da cidade de São Paulo com uma área aproximada de 900.000 metros quadrados coberta pela Mata Atlântica original, com 4 km de alamedas, aloja as nascentes do riacho Ipiranga e abriga 3.500 animais das mais variadas espécies.
           Apesar de cansativo, pois o passeio exige caminhadas, os alunos visualizaram animais, antes só conhecidos através de livros, filmes e internet, e ficaram sabendo sobre eles porque seus nomes científicos, suas origens e suas alimentações estão dispostos nas placas informativas.
         Os alunos ficaram encantados com vários animais, como os macacos (bichos simpáticos que pareciam até posar para as câmeras fotográficas), as aves coloridas, os felinos, as cobras de várias espécies e muitos outros.
         Acharam interessante, também, o sauveiro que mostra como vivem as formigas embaixo da terra, tudo explicado por um biólogo.
         Alguns mais curiosos obtiveram informações dos seguranças do parque, como o Samuel, aluno do 7º ano I, que ficou sabendo que há animais que passeiam pelo parque à noite e que duas girafas estavam isoladas porque estão prenhes e, se ficarem expostas, podem se estressar com os visitantes.
         A aluna Milena, do 8º ano K, ficou sabendo por um outro segurança que existem passeios noturnos oferecidos pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo em que os visitantes podem observar e conhecer melhor as várias espécies de animais que se encontram menos ativos durante o dia já que, na natureza, realizam suas principais atividades à noite. Além disso, alguns animais da fauna nativa, como gambás, corujas e morcegos também podem ser avistados passeando livres pelo parque e que animais de hábitos diurnos, como macacos e girafas, curiosamente, saem para ver o que está acontecendo.
         O que observaram, também, é que muitos bichos estão sozinhos sem nenhum animal da sua espécie, pois são espécies em extinção.
         Nossa turma permaneceu no parque até às 16 h, seguindo para os ônibus que iniciaram a viagem de volta, fazendo uma pequena parada no Rancho da Pamonha, em Santa Isabel e chegando na escola às 20h 45m, onde a diretora, pais, mães e irmãos nos esperavam.
        O objetivo do nosso trabalho foi alcançado, pois os alunos perceberam o quanto a natureza é bela e que devemos preservá-la e acabar com os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros: a caça, o desmatamento, a poluição e as queimadas que tanto têm prejudicado a fauna e a flora do nosso país.

Um comentário:

  1. "O passeio ao Zoológico foi uma experiência inesquecível para esses nossos alunos".
    Cordenadora Luciane

    ResponderExcluir

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!